O que é o clickcarreira?
Conquiste o trabalho dos seus sonhos.
Invista no seu desenvolvimento.
Histórias de sucesso para você se inspirar.
Saúde, visual, grana, comportamento e cia.
O Clickcarreira feito por quem é fã do Clickcarreira.
Seguir no Twitter
Curtir no Facebook
Recomendar por e-mail
TV ClickCarreira
Área quente: logística reversa
Segmento que planeja e controla o retorno dos produtos aos ciclos produtivos vem ganhando espaço nas empresas
Mariana Fonseca
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
 

 

Área quente: logística reversa A logística reversa é a área de atuação da logística que planeja e controla o retorno dos produtos aos ciclos produtivos. A área se baseia no reuso dos materiais, na reciclagem, na reforma, na reparação e na disposição de resíduos.

 

Há basicamente dois segmentos de atuação na logística reversa. Um deles é o  segmento de pós-venda, que cuida do retorno de produtos com pouca ou nenhuma utilização e ocorre em caso de devoluções por razões comerciais e defeitos. Um exemplo são as revistas que não foram vendidas e precisam ser retiradas das bancas para a reposição de novos títulos. O segundo é o segmento de pós-consumo, que cuida dos produtos que já foram utilizados e chegaram ao fim da sua vida útil, quando podem ser desmanchados, reciclados e reutilizados para uma nova função. Alguns exemplos são computadores, celulares e pilhas.

 

Carreira nessa área

Com a lei sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, as empresas passaram a ser responsáveis pelo recolhimento dos produtos que vendem. Com isso, a área de Logística Reversa está crescendo no mercado de trabalho e contratando pessoas.  “Muitas empresas que, há pouco tempo, nem tinham ouvido falar da logística reversa e agora já criaram uma gerência para a área. É o caso rede de supermercados Pão de Açúcar, por exemplo”, afirma Paulo Roberto Leite, presidente do Conselho de Logística Reversa do Brasil. Segundo ele, as principais empresas que atuam nesse segmento são Pão de Açúcar, Phillips, TGestiona e Exata Logística.

 

Formação ideal

Como logística reversa é uma área razoavelmente nova no país ela ainda não tem uma graduação específica. Em algumas universidades, no entanto, essa disciplina já faz parte da grade do curso de Administração de Empresas. Segundo, Paulo Roberto Leite, presidente do Conselho de Logística Reversa do Brasil, cursos de Engenharia, Gestão Ambiental e Logística são recomendados para quem quer ingressar nesse mercado. “Para os já graduados, a  pós-graduação em Logística Empresarial é uma opção”, diz ele. 

 

O Conselho de Logística Reversa do Brasil também oferece cursos e treinamentos sobre o assunto. As principais temáticas são Logística Reversa Estratégica, Logística Reversa na Prática e Gerenciamento do Processo de Logística Reversa. A duração dos cursos varia entre 8 e 16 horas.

 

Saiba Mais

No dia 24 de março, o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB) deve realizar o II Fórum Internacional de Logística Reversa, no Centro Empresarial de São Paulo (Centro de Eventos Panamby). Para mais informações, clique aqui.  

 

Leia também

Quer trabalhar com Meio Ambiente e Sustentabilidade?

Cursos de graduaçao, pós e extensão em Meio Ambiente 

Cuidado com o greenwashing

Mercado de trabalho: energias renováveis

Interesse por sustentabilidade ajudou trainee a conquistar vaga

Sustentabilidade: da produção ao descarte

'Área de sustentabilidade cresce em progressão geométrica'

Sustentabilidade - isso também é problema seu

Você é acionista do planeta

 

X
 
X
X
titulo