O que é o clickcarreira?
Conquiste o trabalho dos seus sonhos.
Invista no seu desenvolvimento.
Histórias de sucesso para você se inspirar.
Saúde, visual, grana, comportamento e cia.
O Clickcarreira feito por quem é fã do Clickcarreira.
Seguir no Twitter
Curtir no Facebook
Recomendar por e-mail
TV ClickCarreira
Perguntas e respostas sobre Dinâmica de Grupo
Veja como chamar a atenção do recrutador e mandar bem na primeira etapa presencial da maior parte dos processos seletivos
Mariana Fonseca
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
 

 

Perguntas e respostas sobre Dinâmica de GrupoA dinâmica de grupo é muito importante nos processos seletivos porque, na maior parte dos casos, ela é primeira etapa presencial a que os candidatos são submetidos. É nessa hora que avaliador observa o comportamento dos pré-selecionados para verificar quem tem – e quem não tem – perfil compatível com a vaga e a empresa em questão. “Em cada dinâmica, olhamos os candidatos com os 'óculos' da empresa”, afirma Irina Schuchman, consultora da Cia de Talentos. Para mandar bem nessa hora, confira as dicas de Irina numa série de perguntas e respostas sobre dinâmicas de grupo.

 
 
Como o candidato pode chamar a atenção do selecionador de maneira positiva?
É preciso que o candidato seja ele mesmo e participe das atividades propostas, contribuindo com seus conhecimentos e experiências de vida. Tentar parecer o que não é pode trazer muitos problemas. Se acontecer de você enganar bem e ser contratado, por exemplo, dificilmente conseguirá manter a mentira por muito tempo. Contratações erradas geram perda de tempo tanto para a empresa quanto para o profissional.
 
A experiência profissional do candidato é levada em conta?
Quando o processo exige algum tipo de experiência profissional, essa informação é passada no momento da inscrição. Ainda assim, mesmo quem nunca trabalhou pode utilizar as experiências da faculdade, da escola, dos grupos de que participa ou participou como exemplos.
 
O que é preferível: falar bastante ou ficar quieto?
Nenhum dos dois. Ser o que mais fala nem sempre é positivo. O importante é o conteúdo e a coerência da fala. Também não é necessário ficar esperando o consultor chegar perto para começar a falar. Os candidatos estão sendo observados o tempo todo. Aqui, novamente vale a regra de ser o que você é de verdade. Se for tímido, não tente vender uma imagem de pessoa extrovertida e vice-versa.
 
E que ferramentas o tímido poderá utilizar a seu favor, já que falar em público não é o seu forte?
Os tímidos e introvertidos devem se esforçar para participar das discussões em grupo. Se as suas colocações forem pertinentes, mesmo que sejam poucas, elas serão levadas em consideração.
 
É aconselhável o candidato "estudar" a empresa antes de participar de uma dinâmica?
Sim. Muitas dinâmicas trabalham cases onde a temática principal tem a ver com o negócio da empresa. Conhecer o negócio pode ajudar no desenvolvimento do trabalho e contar pontos positivos para o candidato.
 
A roupa do candidato influencia o selecionador?
É importante estar vestido de forma adequada para o momento e o local. Por exemplo, se a dinâmica de grupo for para uma vaga em instituição financeira, em que todos nós sabemos que o traje social é padrão, o candidato não deve ir de calça jeans e camiseta. Por outro lado, o terno não combina com uma empresa com o perfil jovem. Por isso é importante obter informação sobre a empresa antes de ir para a dinâmica. Normalmente, no próprio site o candidato já encontra algumas dicas para saber se deve se vestir mais ou menos informalmente.
 
E o jeito de falar é levado em conta?
A dica é não utilizar muitas gírias e jamais usar palavrões. Também não é necessário usar uma linguagem formal nem palavras difíceis, que quase ninguém entende.
 
 

 

Andreia Carolina Martins
21/02/2011 às 14:30
Acho que é impossivel descrever caracteristicas necessarias para ser aprovado. Como candidata recentimente participei de uma DG (Dinâmica de Grupo) e estou até agora curiosa pra saber o perfil do candidato para a emrpesa. Fiz tudo o que manda o protocolo: estudei a empresa, tenho experiência na área, fui colcada na liderança e comandei a atividade com sucesso, tratei as pessoas como uma líder...e mesmo assim não fui classificada. Que tipo de lider uma empresa assim busca? Na rede social dos candidatos que participaram do processo, apenas engenheiros foram selecionados. Acredito que são perfis totalmente diferentes, uma dúvida que surge na cabeça dos graduados em administração, e na minha , divulga-se vagas para graduados em administração e engenharia e no final apenas engenheiros. Dificil disputar vagas com formações tão diferentes. Ficar de olho na credibilidade das empresa que recruta é bem importante para não ter frustrações futuras. Espero ter o perfil de alguma organização!
X
 
X
X
titulo